
Richard Bonna
(baixo, contrabaixo, piano, guitarra e bateria)
Nascido na pequena vila de Minta, em Camarões, começou desde cedo a sua caminhada pelo mundo da música quando aos quatro anos tentava construir "balafons" com paus de bambú (uma espécie de xilofone mais rudimentar usado originalmente por tribos africanas).
Como não haviam lojas de instrumentos na sua cidade natal, Bona passou a sua infância a construir uma infinidade de flautas de madeira, balafons e até um violão de seis cordas (feitas com o freio de uma bicicleta).
Os seus dotes musicais foram rapidamente reconhecidos na sua pequena cidade, e Richard Bona passou a ser um dos músicos mais requisitados para cantar em casamentos e batizados. Com apenas onze anos de idade partiu para Douala, onde trocou o seu violão caseiro por um alugado e passou a tocar regularmente como profissional.

A sua vida mudou definitivamente em 1980 quando um francês que acabara de abrir um hotel na sua cidade natal ouviu elogios sobre o jovem músico que alguns dias depois contratava para montar e dirigir uma banda. Fanático por jazz, o dono do hotel mostrou para Bona cerca 500 albuns de jazz, providenciou os instrumentos e Bona passou semanas a aprender a tocar os diversos instrumentos e a ler e escrever música. O primeiro disco que Bona ouviu foi do extraordinário Jaco Pastorius que continha a faixa “Portrait of Tracy” e que o motivou a estudar contrabaixo.
Após a morte do seu pai partiu para Paris em pleno inverno, vestindo umas bermuda e uma camisa leve, recorda: “Quando abriu a porta do avião, havia neve por todos os lados, eu que nem sequer conhecia inverno, batendo o queixo, quis voltar imediatamente para casa”. Mas um comissário de bordo deu-lhe o seu agasalho e convenceu-o a não desistir de tentar a sorte naquela cidade. Dois meses depois de chegar a Paris já estava a trabalhar com músicos franceses e africanos, como Didier Lockwood e Marc Ducret, Manu Dibango e Salif Keita. Depois de sete anos por terras francesas mudou-se definitivamente para Nova York onde participou na gravação do disco "My people" de Joe Zawinul.

Discografia: Munia; Scenes from my life; Reverence; Tiki
Podem ouvir o mais recente albúm "TIKI" de Richard Bonna, em http://www.bonatology.com/
Não percam a oportunidade de conhecer este extraordinário músico!!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário